05 e 06

Novembro

2020

Apresentação

O que são Clínicas Jurídicas? Como atuam? Quais os instrumentos que precisamos para dar conta de todos os desafios que uma clínica jurídica oferece aos estudantes, professores e voluntários que as integram?

Sobre o evento

Pensando nos desafios vivenciados pelas clínicas consolidadas e em formação, a Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama da Faculdade de Direito da USP e a Coordenadoria de Prática Jurídica da Escola de Direito de São Paulo da FGV organizam o IV Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas, que acontecerá em formato virtual nos dias 05 e 06 de novembro de 2020.

O IV Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas dá continuidade a encontros anuais realizados entre integrantes de clínicas jurídicas de diferentes universidades. Esses encontros têm origem com a formação da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos em 2011, quando, em 2017, ocorre o I Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas em Brasília, reunindo integrantes de clínicas jurídicas de todas as regiões do país. Os Fóruns Nacionais tiveram continuidade em Curitiba (2018) e em Belém (2019), com os objetivos de debater a metodologia clínica de ensino jurídico, trocar experiências e articular ações.

São oportunidades de conhecer clínicas jurídicas constituídas em diferentes formatos, como projetos de extensão, grupos de pesquisa ou iniciativas de núcleos de prática jurídica, mas com propósitos em comum, como a preocupação com a metodologia de ensino jurídico, o trabalho com casos complexos, em grande parte de interesse público, e com forte caráter extensionista.

Atividades e Calendário

A quarta edição do FNCJ pretende reunir pessoas atuantes em clínicas jurídicas consolidadas, recentes ou em formação. O IV Fórum tenta trazer interatividade entre os grupos inicialmente por meio da série de webinários “Clínicas em diálogo: jornada preparatória para o IV Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas” que ocorrerá ao longo dos meses que antecedem o evento com a finalidade de abordar temas transversais e novas ferramentas de atuação, tais como formas de gestão de trabalho, e novas metodologias de compartilhamento de conhecimento. Além disso, clínicas são convidadas a participarem da sessão virtual de pôsteres e de sessões temáticas, além das mesas de conferência.

31/08/2020

(segunda-feira)

Prazo para envio dos resumos

21/09/2020

(segunda-feira)

Divulgação da lista de resumos aprovados pela Comissão Organizadora

15/10/2020

(quinta-feira)

Data final de submissão das propostas de pôsteres (no modelo dos templates disponibilizados no site do evento)

21/10/2020

(quarta-feira)

Data final para envio dos resumos expandidos para as Sessões Temáticas

Palestrantes - Mesas

Anna Venturini
CEBRAP
Pós-doutoranda no IPP-CEBRAP. Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Atua na área de ações afirmativas raciais e de gênero, políticas públicas, ensino superior e mudança institucional.
Cecília Santos
University of San Francisco
Jayesh Rathod
American University
Professor e Diretor do Programa de Clínicas na American University Washington College of Law
Jelena Dordevic
Coletivo Feminista de Autocuidado e Cuidado entre Defensoras de Direitos Humanos
Ativista feminista. Natural da Sérvia, vive no Brasil há 8 anos, assessorando diversas organizações feministas e de direitos humanos. Tem mestrado em Estudos sobre Migração pela Universidade de Sussex, na Inglaterra. É uma das fundadoras do Coletivo Feminista de Autocuidado e Cuidado entre Defensoras de Direitos Humanos. Trabalhou na prevenção à violência contra mulheres e o tráfico de mulheres na região dos Bálcãs. É coautora do livro “Que Sentido Tem a Revolução Se Não Podemos Dançar?” (Fundo de Ação Urgente pelos Direitos Humanos das Mulheres, 2007). Integrou o Conselho Diretor de Fundo de Ação Urgente pelos Direitos Humanos das Mulheres. Nos últimos 12 anos tem atuado para melhorar a prática do autocuidado e a proteção de defensoras e defensores de direitos humanos ao redor do mundo.
Larissa Vieira
Coletivo Margarida Alves
Advogada popular, formada em 2012. É co fundadora do Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular (@coletivomargaridaalves). É mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da UFMG (2015) e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, onde pesquisa a temática da mineração, racismo e conflitos socioambientais. Profissionalmente se dedica à assessoria jurídica popular a movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais e atingid@s pela mineração e grandes empreendimentos, nas áreas de ambiental, agrário e urbanístico. Também se dedica à pesquisas e consultorias envolvendo questões de gênero, étnico raciais, com intersecção com os conflitos socioambientais e direitos humanos.
Mara Carvalho
Coletivo de Direitos Humanos da Via Campesina
Formanda da Turma Evandro Lins e Silva - Turma Pioneira realizada na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás – UFG/Regional Goiás (UFG/GO). Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - PPGIDH/UFG. É pesquisadora associada do Instituto de Pesquisa, Direito e Movimentos Sociais. Membra do Coletivo de Direitos Humanos da Via campesina. Integrante da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD.
Mariano Moreno
Aliança Latinoamericana de Clínicas Ambientais
Samara Pataxó
Assessora Jurídica das Organizações Indígenas
Advogada Indígena, Doutoranda e Mestra em Direito, Estado e Constituição pela UnB; especialista em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais pela UFBA; bacharela em Direito pela UFBA; assessora jurídica das organizações Indígenas: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB; Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do NE, MG e ES - APOINME; Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia - MUPOIBA
Vercilene Dias
CONAQ/ Terra de Direitos
Advogada e mestra em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Quilombola do Quilombola Kalunga, de Cavalcante (GO), a 1ª mulher quilombola mestre em Direito no Brasil. Diplomada em Estudo Internacional em Litígio Estratégico em Direito Indígena e afrodescendente pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Atualmente é Assessora Jurídica na Terra de Direitos, organização de Direitos Humanos e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e faz parte da Associação Brasileira de Pesquisadoras (es) Negras (os) (ABPN); Associação Nacional de Advogadas e Advogados Negros-ANAN e da Rede Nacional de Advogadas é Advogados Quilombolas - RENAAQ
Vista Eskandari
Université de Genève

Palestrantes - Webinares

Amanda Faria Lima
Instituto Governo Aberto
Internacionalista pela Universidade Federal do ABC, pós-graduanda em Gestão pública pelo Insper. Atua na Prefeitura de São Paulo com a promoção do acesso à informação e transparência, coordenando a implementação da LAI no município. Possui experiência com processos formativos e produção de materiais e avaliações em transparência, controle interno, promoção da integridade e governo aberto.
Amanda Kamanchek
Think Olga
Ana Alfinito
Oak Foundation
Oficial de programas no Programa Brasil da Fundação Oak desde 2018. É também advogada popular e ativista, atuando principalmente com direito ao território e à moradia.
Elisa Colares
CNJ
Doutora em ciências sociais pelo Departamento de Estudos Latino Americanos da Universidade de Brasília. É da carreira de Analista de Políticas Sociais e atualmente está como Pesquisadora no Conselho Nacional de Justiça. Atuou anteriormente na equipe técnica do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, da Secretaria de Políticas para as Mulheres na área de acesso à justiça de mulheres em situação de violência de gênero e como auxiliar de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em pesquisas sobre acesso à justiça e gestão do Judiciário.
Eloísa Machado
FGV Direito SP
Doutora em Direitos Humanos pela USP, professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO SP (GVlaw), conselheira do Instituto Pro Bono @institutoprobono , advogada e consultora em projetos internacionais. E coordenadora da Clínica de Litigância Estratégica da FGV Direito SP.
Janaína Gomes
USP
Professora na Faculdade de Direito da PUC Campinas e Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama da FD USP.
José Ghirardi
FGV Direito SP
Professor Associado da FGV Direito SP
Juliana Cesário Alvim
UFMG
Professora e coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da UFMG. É doutora e mestre em Direito Público pela UERJ e LL.M. pela Yale Law School
Laila Bellix
Instituto Governo Aberto
Mestre e Gestora de políticas públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenou projetos da São Paulo Aberta e foi Coordenadora de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município de São Paulo. Foi coordenadora de governo aberto na Agenda Pública. Atuou como consultora do ONU Habitat em temas de governo aberto. É facilitadora de processos de diálogos em grupo e fellow em Governo Aberto pela Organização dos Estados Americanos (OEA).
Laura Salatino
Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama
Coordenadora pedagógica da Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama.
Margarida Garcia
Universidade de Ottawa
É professora e vice-reitora da Faculdade de Direito Civil da Universidade de Ottawa. A professora Garcia se interessa pelos temas da pesquisa interdisciplinar e da inovação e dos obstáculos à inovação na reforma legal e institucional (especialmente na área do direito penal e dos direitos humanos). Atualmente a professora Garcia está empenhada em desenvolver o que ela chama um paradigma de descoberta na investigação e no ensino, projeto que promove uma colaboração entre a epistemologia (entendida como o conhecimento do conhecimento) e a ontologia (entendida como o conhecimento da existência). Ela explora este paradigma através do tema da liderança, a partir de uma abordagem enraizada nas humanidades (liderança ontológica), e fazendo da sala de aula um laboratório experiencial e transformacional. A Professora Garcia também se especializou na reflexão epistemológica e metodológica em torno da pesquisa empírica em direito. Ela ganhou o prémio da melhor tese da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade do Québec em Montreal (2011). Desde então, a sua pesquisa tem sido tema de várias conferências e publicações nacionais e internacionais no Canadá, no Brasil, na Argentina, na Bélgica, em Itália e em França. A Professora Garcia possui doutorado em sociologia (direito), mestrado em criminologia, bacharelado em direito e pós-graduação em direito.
Mariana Prandini
Coletivo Margarida Alves
Advogada popular do Coletivo Margarida Alves e doutora em política pela New School for Social Research
Pedro Hartung
Instituto Alana
Advogado especialista em direitos da criança, coordenador no Alana e doutorado pela USP, com pesquisa em Harvard/EUA e no Instituo Max Planck/Alemanha.
Renata Lazarte
PUC do Perú
Advogada, Mestre em Direitos Humanos pela PUC do Perú (PUCP) e mestre em Direitos Fundamentais pela Universidad Carlos III de Madrid. Além disso, é professora do Departamento de Direito da PUCP, onde desde 2012 coordena a Clínica de Direitos Humanos.
Vanessa Menegueti
Instituto Governo Aberto
Advogada pela Universidade de São Paulo (USP). Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC e integrante o grupo de pesquisa de Justiça Aberta, do Colab-USP. Foi servidora pública no Tribunal de Justiça de São Paulo e na Prefeitura Municipal de São Paulo, onde atuou na São Paulo Aberta e na Controladoria Geral do Município. Foi consultora em municípios paranaenses pelo projeto Litoral Transparente.

Coordenadores de STs

André Mendes
FGV Direito Rio
Doutor em Direito pela PUC-RJ (2015). Foi Academic Visitor na Faculty of Law e Centre for Criminology da University of Oxford, Inglaterra, no período de 1º de setembro de 2017 a 1º de fevereiro de 2018. É Mestre em Ciências Jurídicas (2009) e Bacharel (2005) em Direito pela PUC-RJ. É Professor Pesquisador Adjunto na FGV Direito Rio, onde leciona Direito Penal, sendo também pesquisador no Centro de Justiça e Sociedade (CJUS). É advogado coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FGV Direito Rio, responsável pelo Programa de Clínicas Jurídicas desde 2011. É Associado ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM.
Andressa Freitas
UFMG
Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduada em Direito pela mesma instituição. Advogada-Orientadora pela Clínica de Direitos Humanos da UFMG, no eixo de Direitos Reprodutivos e Sexuais.
Anelize Corrêa
UFPel e UCPel
Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2018) com tese sobre Educação Jurídica; Doutorado em Direito pela Universidad de Buenos Aires (UBA, 2009), com tese sobre migrações internacionais no Mercosul e Direitos Humanos; mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (Unisinos, 2005), com dissertação sobre legislação migratória no Brasil à luz dos Direitos Humanos, e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 1992). Atualmente, é professora associada e pesquisadora dos cursos de Direito da Universidades Federal (UFPel, 1993) e Católica (UCPel, 1994) de Pelotas, atuando nas disciplinas de Direito Internacional Público e Privado e Direitos Humanos. Coordenadora do Grupo de Estudos em Políticas Migratórias e Direitos Humanos (GEMIGRA/UCPEL). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos humanos, integração latinoamericana e migrações internacionais; e em Educação, com ênfase em Educação Jurídica.
Carolina Kemmelmeier
Unioeste
Doutora em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD/USP). Professora Adjunta do Curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Coordenadora da Clínica de Direitos Fundamentais Sociais e Migrações (Unioeste). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Constitucionalismo e Estado Contemporâneo (Unioeste) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão “O trabalho além do trabalho: dimensões da clandestinidade jurídico-laboral” (USP). Associada ao Instituto Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED).
Cristina Figueiredo
UFPA
Doutora em Direito pela Universidade Federal do Pará . Professora efetiva da Universidade Federal do Pará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA. Docente Pesquisadora da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia. Visiting Scholar do Washington College of Law, American University. Projetos de Pesquisa nos Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos, Grupos Vulnerabilizados e Direitos Econômicos, Sociais e Culturais
Fernanda Lapa
UNIVILLE
Possui graduação (1999) e Mestrado (2002) em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É Doutora pelo Programa de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2014). Foi professora visitante da Clinique Internationale de Dèfense de Droits Humains - CIDDHU, em seu pós-doutoramento, na Unviversitè de Quebéc à Montréal – UQAM (2018/2019). Atua como professora de direitos humanos e é fundadora e coordenadora da clínica de direitos humanos (2007) da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). É coordenadora de grupos e projetos de pesquisa e extensão sob re o tema de educação e clínicas jurídicas, assim como coordena o Comitê de Educação em Direitos Humanos na universidade. Tem escrito diversos artigos e livros sobre o tema de educação jurídica clínica e direitos humanos e também sido consultora no tema de educação e direitos humanos, em âmbito nacional e internacional.
João Paulo Allain
UFPE e PUC-PE
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2005) Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2000). Master em Teorias Críticas do Direito pela Universidad Internacional de Andalucía, Espanha (1998). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor do curso de graduação em Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco. Professor da UNIAESO. Professor pesquisador do grupo de pesquisa Desigualdades e Decisão Jurídica CNPq - UFPE. Estágio Pós-Doutoral no CES- Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2018). Líder do grupo de pesquisa Recife Estudos Constitucionais REC - CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Coordenador da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da UNICAP.
Júlia Vidal
UnB e UFMG
Doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre e graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Orientadora da Clínica de Direitos Humanos da UFMG. Pesquisadora do Núcleo de Direitos humanos e Cidadania LGBT (Nuh/UFMG).
Luanna Tomaz
UFPA
Pós-doutora em Direito (PUC-RIO). Doutora em Direito (Universidade de Coimbra). Diretora Adjunta do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA. Coordenadora da Clínica de Atenção à Violência. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA e Coordenadora Estadual do IBCCRIM.
Luciana Silva
UESB
Advogada, professora do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, doutora pela PUC/SP, coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da UESB e líder do grupo de pesquisa Direitos Humanos, Cidadania e Discurso Contra Hegemônico.
Marina Garrote
USP
Mestranda em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da USP. Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2018). Cursando especialização em Gênero e Sexualidade do Centro Latino- Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ) (2019-2020). Foi bolsista do programa Erasmus + e Universidade de São Paulo: realização de intercâmbio acadêmico de graduação na Universidade de Edimburgo (2017). É coordenadora do Grupo de Estudos em Direito e Sexualidade da Faculdade de Direito da USP (GEDS-FDUSP), grupo de extensão que atua com os direitos da população travesti e transexual.
Octavio Azevedo
Instituto Pro Bono
Advogado, bacharel em direito pela Universidade de São Paulo e mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela mesma instituição. Seus temas de pesquisa são acesso à justiça, liberdade de expressão e teorias da justiça. Atualmente, é Gestor de Projetos no Instituto Pro Bono, organização da sociedade civil dedicada à promoção do acesso à justiça por meio da advocacia voluntária.
Rebecca Groterhost
Instituto Pro Bono
Coordenadora de Programas e Incidência no Instituto Pro Bono, sendo responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos sociais, além da articulação com organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas para realização de parcerias e produção de conhecimento. Coordenadora do PósDebate 2020, grupo de discussões em direitos público e teoria do direito coordenado por estudantes de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP. Também é Professora de Direito Constitucional na Faculdade Estácio Carapicuíba. Doutoranda em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP e mestre pela mesma faculdade. Possui conhecimento em temas de acesso à justiça, advocacia pro bono, direitos fundamentais, direitos sociais, transformação social e Cortes Constitucionais
Silvia Loureiro
UEA
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e especialização em Direito Processual pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Amazônia/Fundação Getúlio Vargas, (1999). É Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (2003). Possui doutorado em Direito (área de concentração em Teoria do Estado e Direito Constitucional) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2015). Foi investigadora em programa de pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no Centro de Filosofia, entre dezembro de 2018 e fevereir o de 2019. Atua como professora tanto na Graduação do Curso de Direito, quanto no Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental, na Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas, nas áreas de Direito Constitucional e Direito Internacional. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão na Clínica de Direitos Humanos e Direito Ambiental da ED/UEA da qual é coordenadora responsável desde 2010. Pesquisa sobre temas de Direito Internacional dos Direitos Humanos e Direito Constitucional.
Susana Costa
USP
Professora Doutora em Processo Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2009). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2006), pesquisadora visitante no Global Legal Studies Center da University of Wisconsin - Madison Law School (2015) e pesquisadora visitante na Università degli Studi di Firenze (2018). Atualmente é promotora de justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo. Foi Secretária Adjunta de Secretaria de Segurança Urbana do Município de São Paulo (2013/2014). É membro do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Rede de Pesquisa Empírica em Direito e da Law and Society Association. É professora do Curso de Especialização em Processo Civil do GVlaw da Fundação Getúlio Vargas - SP. Dá aula como professora convidada em cursos de especialização de diversas instituições de ensino jurídico. É professora orientadora do Grupo de Estudos em Direito e Sexualidade da Faculdade de Direito da USP (GEDS-FDUSP), grupo de extensão que atua com os direitos da população travesti e transexual.
Taysa Schiocchet
UFPR
Doutorado em Direito (UFPR), com período de estudos doutorais na Université Paris I - Panthéon Sorbonne e na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO, Buenos Aires). Pós-doutorado pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha. Professora Adjunta de Teoria do Direito e Direitos Humanos da Faculdade de Direito e do PPGD da UFPR. Professora visitante da Université Paris X. Advogada. Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos|BioTecJus (CNPq). Produtora do documentário “Além da lei: o aborto legal no Brasil (CNPq, CAPES, FAPERGS, PPSUS). Tem experiência na área de Direitos Humanos, com ênfase em Teoria do Direito, Bioética e Direito Civil-Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: ética na pesquisa, biotecnologia, estudos de gênero e grupos vulneráveis.
Valena Jacob
UFPA
Diretora Geral do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA Doutora e Mestre em Direito pelo PPGD/ UFPA Professora da Graduação e Pós-Graduação em Direito da UFPA Pesquisadora da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia - PPGD/UFPA Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPQ: Novas formas de trabalho, velhas práticas escravistas Diretora da Associação Luso Brasileira de Juristas Trabalhistas - JUTRA Diretora da Escola Judicial da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT.

Comissão Organizadora

Coordenação Geral

Cassia Nakano
pelo Programa de Clínicas da FGV Direito SP
Janaína Gomes
pela Coordenação da Clínica Luiz Gama - FD USP
Guilherme Almeida
pela Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação

Estagiários

Alan Pessoa
Flávia Faraco
Verônica Sepúlveda
close

Assine nossa newsletter e fique por dentro do IV Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas